Bulldog inglês é uma raça canina oriunda da Inglaterra. Descende de cães utilizados para combater touros em um “esporte sangrento” chamado Bull-baiting.

Ele é baixinho, forte e muito dócil. É do tipo que adora um sofá, tem o temperamento calmo e como a maioria dos cães, gosta de ficar perto da família humana.

Expectativa de vida: de 8 a 10 anos
Personalidade: Dócil, Voluntarioso, Amigável, Gregário
Altura: Feminino: 31–40 cm, Macho: 31–40 cm
Peso: Feminino: 18–23 kg, Macho: 23–25 kg

Cores: Branco, Malhado, Fulvo, Tigrado e Branco, Vermelho, Vermelho e Branco, Red Brindle, Fulvo e Branco
Origem: Reino Unido, Inglaterra

A Origem da Raça

Com sua aparência tão característica, o Bulldog tem uma história igualmente única. A origem do Bulldog Inglês vem do cruel esporte bull-baiting (lutas com touros), que se originou na Inglaterra do século 13. O objetivo do cachorro era atacar e enfurecer o touro agarrando o animal, normalmente pelo nariz. Isso era considerado não apenas entretenimento, mas também se acreditava que a carne do touro ficava mais saborosa se ele fosse provocado antes de abatido. Alguns Bulldogs eram usados também para “bearbaiting” (lutas com ursos), como puro entretenimento. Os donos dos Bulldogs davam muita importância para a ferocidade de seus cães e, especialmente, para sua resistência à dor. Existem histórias horripilantes de treinadores que testavam a resistência dos cães prendendo os animais nos touros, que já tinham sido torturados pelo treinador. Em 1835, a luta com touros foi considerada ilegal e começou uma nova fase para os Bulldog. Foram feitos alguns esforços para que os cães lutassem entre eles, mas esse realmente não era o forte do Bulldog Inglês. Sendo agora um cachorro sem causa, a popularidade da raça despencou. Na verdade, a raça teria sido extinta se não ganhasse tantos admiradores que salvaram o Bulldogs por meio da seleção de baixa ferocidade e destacando seus traços físicos. A experiência deu tão certo que o Bulldogs se tornou um cão extremamente amável, com uma personalidade totalmente diferente do que sua aparência sugere. Sua personalidade dura e resistente fez dele um símbolo nacional na Inglaterra. Sua personalidade amável e engraçada contradiz sua aparência, e o Buldogue é um animal de estimação muito popular.

O Temperamento

Apesar da aparência, o Bulldog é jovial, cômico é um dos cães mais amáveis. Ele quer agradar, apesar de ser teimoso. O Bulldog Inglês se dá muito bem com crianças. São moderadamente simpáticos com estranhos. A raça se dá bem com outros animais domésticos, mas pode ser um pouco encrenqueira com outros cães.

Esteja preparado pra ser um bom líder, com regras claras e limites. O Bulldog é muito teimoso e tem dificuldade em aprender comandos. É um dos cães mais difíceis de ensinar, educar e adestrar.

Os Cuidados

O Bulldog Inglês gosta de vida ao ar livre, mas não tolera tempo úmido, não é um cão que irá correr ou andar grandes distâncias ou pular grandes alturas. A maioria não sabe nadar. Quase todos chiam e roncam, e alguns babam. Os cuidados com o pelo são mínimos, mas as dobras do rosto (e ao redor da cauda) devem ser limpas todos os dias.

Quer o seu?

Escolha um canil ou um criador de confiança e se informe em como adquirir o seu.

Fonte:
Wikipédia, Tudo Sobre a Raça